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Blog da Arco Informática

02 de Janeiro de 2019 - 14h40

4 dicas de SEO para seu site se dar bem nas buscas do Google

Estar bem rankeado no Google é uma excelente forma de começar 2019 ganhando visibilidade e dinheiro. Monte sua estratégia de Search Engine Optimization

reprodução.
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Uma das principais formas de conseguir um alto número de acessos e visualizações em um site é estar bem rankeado no Google. Ou seja, aparecer em uma boa posição entre os resultados de uma busca. O caminho para isso é usar corretamente o conjunto de técnicas, ferramentas e estratégias do chamado SEO (Search Engine Optimization) para aumentar o tráfego que vem para ele a partir das buscas orgânicas no Google.

Existem dezenas de dicas, mas algumas são essenciais, e o fundador da empresa SEO Comprovado, Eduardo Borges, explica as cinco mais importantes para os empreendedores que desejam investir e embarcar no SEO:

1) Estude os concorrentes nas primeiras posições do Google

Busque no Google por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, acesse os 3 sites de concorrentes que são os melhores colocados e analise o que eles têm que seu site não tem. É preciso entender o que as pessoas estão buscando, e o que o Google considera relevante para aquela busca.

O título e a descrição também são muito importantes. Observe as palavras que estão sendo usadas nos títulos e descrições dos sites concorrentes que estão bem rankeados e inclua aquelas palavras-chave no seu site. Isso já melhorar muito sua posição no Google. Fazer SEO às vezes é mais simples do que parece.

2) Crie categorias bem segmentadas dentro do site

O Google é baseado em palavras-chave, mas é preciso procurar um “termo específico” para obter uma “resposta específica”. O Google não rankeia um site como um todo, mas sim uma página específica dentro do site. Por exemplo, se você digitar “perfumes importados masculinos”, ele irá direcionar para essa categoria específica (de perfumes, importados, para homens). Se não estiver otimizado na página que deseja rankear, para os termos "perfumes", "importados", "masculinos", o Google dificilmente saberá qual página do seu site deve entregar nos resultados para essa busca , diz.

Por isso, é fundamental ter duas perguntas bem definidas: 1) qual página você quer otimizar e 2) para quais palavras-chave essa página deve ser rankeada. Se você não sabe responder essa pergunta, o Google também vai estar confuso, e consequentemente, você não irá aparecer nas buscas. Não precisa repetir as palavras ao longo do texto, o ideal é usar sinônimos, fazendo com que o Google de fato entenda do que se trata aquele conteúdo.

3) Construa autoridade por meio de backlinks

Outro critério do Google para subir as posições de um site é a sua autoridade - ou seja, as recomendações vindas de outros sites por meio da inclusão do link. Se, por exemplo, alguns blogs ou sites considerados relevantes colocarem links para um determinado site, o Google passa a reconhecê-lo como uma autoridade no nicho, colocando-o, assim, no topo das buscas. A estimativa é de que 80% do peso para o posicionamento de um site está nesses chamados ‘backlinks’ .

Consiga links de sites de qualidade, não use trocas de links ou ferramentas automatizadas de spam. Também é importante conseguir backlinks de sites com temas relacionados ao seu. Sites que se baseiam exclusivamente de copiar e colar conteúdo de outros, jamais terão qualquer resultado com o Google. É fácil para a Google identificar quem foi o primeiro a postar aquele material e, assim direcionar a autoridade para quem merece.

4) Invista em conteúdo de qualidade

Não importa se é um e-commerce, blog ou site oficial de uma marca. O conteúdo é fundamental para a experiência do usuário, e também para um bom posicionamento no Google. Marketing de conteúdo faz toda a diferença no processo de otimização do site. Não há como realizar uma boa estratégia de SEO sem a produção de conteúdo e informação de qualidade dentro do site.

O Google tem seus próprios robôs responsáveis por “varrer” a internet e ler tudo o que está escrito em cada página, os chamados ‘spiders’. Com essa varredura e por meio dos algoritmos de busca, o Google cria uma interpretação própria da qualidade de cada conteúdo. Ele também identifica os sites mais comentados (ou seja, com mais backlinks), e o site mais ‘popular’ é o que fica em maior destaque. Por isso o conteúdo tem tanta importância.

Fonte: PCWorld
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