Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

28 de Março de 2017 - 09h49

Como sua pequena empresa pode ter um marketing de sucesso

Todas as empresas, independentemente do tamanho, da verba e do segmento, devem investir em um plano de marketing

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
Qual deve ser a prioridade de uma empresa pequena no setor de marketing?

Todas as empresas, independentemente do tamanho, da verba e do segmento, devem investir em um plano de marketing, com ações para o ano todo. Afinal, o marketing é vital para qualquer negócio e deve ser trabalhado dia a dia. E não é preciso ter muita verba para isso.

Para começar o seu planejamento, pense sempre em três objetivos principais:

1) tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público-alvo;
2) vender mais; e
3) se relacionar com os seus clientes, para fidelizá-los – fazendo-os comprar mais e indicar a sua marca para outros consumidores. Tudo isso de maneira positiva e alinhada com o propósito da empresa.

Você pode perceber que esses três pilares dependem de conhecer bem o perfil do seu cliente. Hoje, no marketing digital, chamamos esse público de persona ou avatar. Isso quer dizer conhecer a idade do seu cliente, se é homem ou mulher, de que região é e até hábitos e comportamentos, para que as suas campanhas sejam mais assertivas.

Para tornar a sua marca mais conhecida, você pode abrir uma página no Facebook e em outras redes, como Youtube, Instagram e LinkedIn (essa última, mais específica, para empresas B2B), e começar a publicar conteúdos que sejam do interesse do seu público, sempre de forma alinhada com a sua marca e com notícias da sua empresa.

Aproveite para impulsionar alguns posts e/ou para fazer campanhas de Facebook Ads. Você verá que é possível começar a ter retorno até com R$ 50.

Com o foco de vender mais, você também pode estimular campanhas nas redes sociais e investir um pouco em Google Adwords, para aparecer na busca quando o seu serviço ou produto for pesquisado.

Desenvolver um site que seja responsivo (que funcione em qualquer dispositivo móvel) e otimizado também ajuda muito nos resultados, pois facilita que a página suba na busca orgânica do Google. Outro recurso muito usado para isso é o blog, que pode ficar no seu site e trazer notícias da empresa e do mercado.

E, por fim, para fidelizar os seus clientes, além de trabalhar a marca nas redes sociais, vale a pena desenvolver campanhas de e-mail para contar novidades e trabalhar promoções, descontos e bônus.

O importante é trabalhar com um planejamento, mas aproveitar as oportunidades que surgirem e que estiverem alinhadas com a empresa e a verba dedicada. Assim, você trabalhará o marketing do seu negócio sempre, de forma positiva e com resultados!
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.