Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

29 de Maio de 2017 - 09h02

E-commerce e blog: a união perfeita

O blog é o complemento ideal para sua estratégia de vendas, pois ele tem a capacidade de entregar ao visitante o conteúdo que procura e ao mesmo tempo apresentar a ele a solução apontando o produto ideal.

Reprodução
Reprodução
Atualmente 43,2% dos e-commerces utilizam blogs e com isso alcançam 3 vezes mais visitas e 2 vezes mais clientes do que e-commerces que não utilizam blogs.Você pode estar se perguntando:

“O que um blog tem de tão poderoso que faz com que o e-commerce tenha um aumento considerável e resultados melhores”?

Pois bem, eu vou te mostrar nesse artigo um pouco desse poder que o blog tem de gerar mais tráfego (visitas) e junto com o e-commerce, gerar mais vendas.

Respondendo à pergunta que fiz anteriormente, o poder do blog está no CONTEÚDO. Hoje as pessoas não realizam as compras sem pesquisar antes sobre o produto, e essa pesquisa acontece na internet.

Na internet, fora as redes sociais, a maior fonte de informação sobre produtos e serviços são blogs de terceiros ou das empresas e fabricantes dos produtos. Quando alguém está em busca de informações para poder tomar a decisão de compra ela quer respostas claras, que não deixem dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço, ou seja, é preciso que o conteúdo transmita confiança e seja relevante.

Sabendo disso, se você tem o canal de vendas e sabe que as pessoas antes de chegarem até ele irão pesquisar sobre o produto, por que não integrar um blog à plataforma de e-commerce e entregar para os visitantes não só o conteúdo sobre o produto mas, o próprio produto?

Marketing de Conteúdo e a estratégia por trás dessa união

Sabemos que as estratégias de um blog e um e-commerce são diferentes, mas temos a certeza de que ambos podem atuar juntos em benefício um do outro.

Quando você tem o blog e associa produtos aos posts de maneira estratégica, você além de fazer backlink está conduzindo o leitor para que conheça o produto, que nesse caso pode vir a ser a solução para o problema apresentado no post que ele acabou de ler.
E se o visitante chegar primeiro ao produto no seu e-commerce você pode mostrar para ele alguns posts que passam mais informações sobre o produto, sua utilidade, seus benefícios entre outras muitas coisas que é possível falar.

O mais importante nessa união é que você produza conteúdo de qualidade e com relevância, além de estarem alinhados com as estratégias.

Leve em consideração a jornada do consumidor, as etapas do funil (topo, meio e fundo) e o perfil do seu público para que você possa produzir um conteúdo fácil de ser encontrado e mais fácil ainda de ser compreendido.

Essa integração só vai trazer sucesso se tiver sido bem planejada, de modo que possa ser medida, analisada e ajustada.
O poder do conteúdo

O conteúdo bem produzido, relevante e na linguagem ideal para o público tem um grande poder de influência no processo de decisão.

Se alguém está com algum problema e seu conteúdo consegue ajudar no processo de identificação do problema real e as possíveis soluções, com certeza você tem uma chance de converter essa pessoa de um simples visitante para cliente em alguns cliques.

O público está cada vez mais interessado nos benefícios do produto do que nas características dele, então foque na produção de conteúdo e descrição do produto onde as principais referências sejam os benefícios que ele pode trazer para o usuário.

A realização de uma venda está associada o valor e ao desejo do consumidor pelo produto. Lembre-se que valor não é o quanto esse produto custa - isso é o preço - mas sim o que está sendo levado em relação ao produto (experiência, benefícios, etc).

"Vivemos em uma época onde sabemos o preço de tudo e o valor de nada!"

Essa frase de Oscar Wilde faz todo o sentido, pois a maioria das empresas está preocupada em ganhar o mercado a partir do preço, e com isso o consumidor é educado a comprar pelo preço, quando na verdade é mais importante conhecer o valor e comprar pelos benefícios que o produto pode trazer.

No marketing de conteúdo você tem tudo o que precisa para educar o consumidor, dar a ele todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço, conduzí-lo pela jornada de compra e deixá-lo satisfeito.

Ao seguir esse fluxo até o fim você terá a oportunidade de conquistar um novo canal de divulgação não só do produto mas também do conteúdo. Um cliente satisfeito é a chave para conquistar novos clientes com um investimento muito baixo de marketing, afinal, indicações exercem um grande poder na hora do consumidor tomar a decisão de compra.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.