Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

12 de Julho de 2016 - 08h34

Empreendedorismo: 12 passos difíceis, mas necessários para alcançar o sucesso

Ser ousado, agir com responsabilidade e entregar resultados são algumas dicas; veja outros conselhos para se aventurar no empreendedorismo

Reprodução
Reprodução
Criar um negócio que faça sucesso é uma tarefa difícil. No entanto, há várias maneiras de contornar isso. A primeira dica para quem quer se aventurar no empreendedorismo é acreditar em si mesmo. Isso quer dizer que o empreendedor deve cercar-se de funcionários não apenas talentosos, mas também positivos, além de ignorar os pessimistas e acreditar que o que ele faz beneficiará outras pessoas. Seguir em frente com confiança, armado com provas dos benefícios de seus produtos e serviços é essencial.

Insegurança
Quem conhece um pouco o universo do empreendedorismo sabe que a insegurança é uma cilada. Um empreendedor pessimista ou inseguro tem medo de atrair a atenção de novos consumidores e lançar uma ideia nova e desafiadora, porque teme ser mal sucedido. Quem alcança o sucesso não hesita.

Contatos
Quem empreende é porque quer ganhar dinheiro, e a única maneira de fazer isso é manter contato com a clientela. É muito importante manter-se conectado a antigos contatos, e acompanhar de perto potenciais clientes . Marcar compromissos com essas pessoas deve se tornar um hábito semanal.

Ousadia
Ter ousadia é a quarta dica. O empreendedor deve se permitir ser diferente. Para isso, ele pode elaborar um lista de todas as coisas que diferenciam a sua empresa dos produtos dos seus competidores e explorá-las. A ideia é demonstrar como é possível fazer a diferença.

Simpatia
Além de ousado, é importante ser simpático . Não é fácil ser agradável o tempo todo, especialmente quando as outras pessoas não são agradáveis com a gente, mas para um empreendedor ser bem sucedido, ele deve se colocar no lugar do cliente, e tratá-lo como ele gostaria de ser tratado.

Zona de conforto
Sair da zona de conforto é tão importante quanto adotar uma postura ousada e simpática. O empreendedor não pode ter medo de participar de reuniões de trabalho, lançar novidades e convencer investidores.

Resultados
As pessoas aceitam ofertas porque esperam e merecem resultados. Resultados favoráveis repercutem entre os clientes. Se um empreendedor faz um bom trabalho, eles recomendam seus produtos e serviços para outras pessoas. Por isso é tão importante entregar produtos de qualidade e estabelecer um canal de comunicação eficiente com os consumidores.

Responsabilidade
Como empresário, o empreendedor é responsável por todas as coisas que acontecem com o seu negócio, sejam elas boas ou ruins. Por isso, é importante que ele mantenha uma postura firme e encare os problemas e os obstáculos de frente.

Trabalho em grupo
Ninguém pode ser bom em tudo. O empreendedor pode fazer uma lista das atividades que não gosta - contabilidade, administração, mídias sociais - e delegá-las a outras pessoas. Isso lhe dará tempo para fazer o que sabe fazer melhor.

Falhas
Até mesmo os empreenderores mais bem sucedidos falham. Então, quem está começando não tem nada a perder e tudo a ganhar se atingir seus objetivos. Se não alcançar o sucesso, é só se recompor, aprender com o que deu errado e tentar novamente.

Perdão
Além disso, o empreendedor iniciante deve ter em mente que não só pode, como deve desculpar a si próprio. Pode ser difícil admitir um erro, mas é importante lembrar que dar um passo em falso ou desapontar um cliente não é o fim do mundo. O segredo é não ficar se martirizando pelos erros cometidos. Além de ser uma perda de de tempo, não se ganha nada em ficar imerso em negatividade.

Movimento
Seguir em frente, independente do que aconteça é o conselho mais importante. O empreendedor deve manter os pensamentos em suas metas para alcançar seus objetivos, e não desistir do empreendedorismo assim que aparecerem os primeiros obstáculos. O segredo é continuar aprendendo, treinando, e dando o melhor aos clientes.

COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.