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Blog da Arco Informática

08 de Dezembro de 2022 - 14h02

Estudo: na Black Friday, PMEs registraram aumento de 71% no número de pedidos

Se as grandes varejistas receberam um balde de água fria na Black Friday 2022, como mostramos aqui, o mesmo não parece ter acontecido com as PMEs. Isso porque, de acordo com um estudo da edrone, o número médio de pedidos por PMEs cresceu 71% quando comparado ao da Black Friday de 2021. Segundo a empresa, o levantamento foi baseado em 161 e-commerces de pequeno e médio porte espalhados pelo Brasil.

Black Friday, PMEs
Black Friday, PMEs
Se as grandes varejistas receberam um balde de água fria na Black Friday 2022, como mostramos aqui, o mesmo não parece ter acontecido com as PMEs. Isso porque, de acordo com um estudo da edrone, o número médio de pedidos por PMEs cresceu 71% quando comparado ao da Black Friday de 2021. Segundo a empresa, o levantamento foi baseado em 161 e-commerces de pequeno e médio porte espalhados pelo Brasil. Além desse dado, a empresa lista outros ganhos das PMEs na última Black Friday, como: – Aumento do faturamento médio por loja de quase 63%, ultrapassando R$410 mil; – Ticket médio das compras de R$243,99. Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, diz que muito do crescimento das PMEs frente às grandes varejistas ocorreu devido ao melhor atendimento e superação das expectativas dos clientes. “As PMEs costumam atender um perfil de público bem definido, com o qual têm contato mais próximo. Já as grandes lojas tendem a vender tudo para todos, e assim acabam brigando por preço.”

Preparação das PMEs fez a diferença nas vendas

Com base no volume de pedidos e faturamento, a análise concluiu que a maioria das lojas fez uma campanha de aproximadamente duas semanas, começando no dia 14/11 e finalizando no domingo após a Black Friday, dia 27/11. Houve um pico de pedidos justamente no dia 14, quando muitas campanhas começaram. Porém, o maior volume de compras foi na própria Black Friday, dia 25. No sábado, 26, esse número voltou à média observada durante a campanha e no domingo, 27, caiu consideravelmente.

Setor de Ferramentas e Equipamentos dispara mais de 100% no ticket médio

Fazendo um recorte pelos setores de PMEs que tiveram um aumento no seu ticket médio de vendas, uma surpresa: o primeiro lugar foi de lojas virtuais que vendem ferramentas e equipamentos. Em 2021, o setor registrou um ticket médio de R$ 591,29. Em 2022, esse valor saltou para R$ 1.209,08, um crescimento de 104%. Outros segmentos que se destacaram foram o de eletrônicos, com um ticket médio de R$ 1.001,89 (aumento de 37%) e o de beleza e cuidados pessoais, que registrou um valor médio de R$ 215,87 (crescimento de 22%). Os setores que tiveram as maiores baixas no ticket médio entre a Black Friday de 2021 e 2022 foram: – livros (-36%); – acessórios de viagem (-31%); – e equipamentos esportivos (-16%).


Fonte: e-Commerce Brasil
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