Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

03 de Dezembro de 2018 - 16h49

O poder dos Marketplaces no seu Negócio

Saiba por quê a plataforma se tornou uma tendência no mercado

'Como vender no Submarino Americanas Shoptime através da B2W
'Como vender no Submarino Americanas Shoptime através da B2W
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Marketplace. Se tornou uma grande febre, principalmente pelo fator agregador de valores que ela traz para o mercado. E com isso, as concorrências se tornam cada vez mais acirradas, e vencer a sua, pode ser a chave de seu sucesso. Mas como fazer isso? Os Marketplaces trazem para seus Sellers muitas vantagens que, se exploradas, podem além de intensificar as vendas, também aumentar o nível profissional da organização. Vamos entender isso.

É fato que muitas empresas ao ingressarem num Marketplace, vão logo pensar no sistema de Buy box, aquele conjunto de regras que o Marketplace julga para definir os produtos que aparecerão em evidência nas lojas, ranqueadas de cima para baixo. Mas a verdade é que o Marketplace pode oferecer muito mais que isso. Pense no Buy Box como um resultado de um planejamento de sucesso, onde quem ganha destaque, é quem conseguiu extrair melhor todos os diversos e variados bônus que a plataforma de Marketplace traz para seu negócio.

Para se atingir um nível de excelência no mercado, você deve se atentar aos detalhes, pois o menor deles pode te qualificar entre o sucesso e o fracasso. Como? Por exemplo, algo que chama muita atenção nessa ideia de Marketplace é qualificar o atendimento ao cliente. No espaço onde é tratado diretamente conversas com possíveis compradores, onde eles ou abrem chamados para tirar dúvida ou até mesmo fazer reclamações, onde a plataforma analisa a forma e o tempo com o qual esse tratamento é feito e gera uma nota a partir disso. Caso veja inconformidade, eles mesmos assumem o chamado e finalizam o mesmo da melhor forma possível. Mas por que isso?

A qualidade no atendimento é tão importante quanto o preço e a qualidade dos produtos, por esse motivo, é precipitado pensar diretamente em ter um preço “baixo” e um produto bonito na foto para ganhar destaque no Buy Box. A principal ideia dos Marketplaces e o que levou a plataforma a atingir o sucesso, é que além de gerar maior facilidade na divulgação dos produtos de seus Sellers, eles também frisam detalhes tão importantes quanto os preços, como a qualidade no atendimento, que fará com que o comprador volte a comprar ali ou não.

Conquistar um comprador é muito difícil, mas para perder, pode ser em base de segundos. O mercado se torna cada vez mais exigente, então exercer Excelência no mercado, não é uma escolha para quem quer alcançar o sucesso em seu negócio. É aí que entra a vantagem de agregar seu negócio ali, onde essas exigências em atendimento, velocidade de entrega, qualidade do produto, feedback ao cliente e também feedback recebido a outras compras, além de preço, são parâmetros que eles julgam para qualificar sua posição no Buy Box, é verdade. Mas além disso, automaticamente faz com que você cresça profissionalmente junto à organização e atenda a todas as exigências no mercado, trazendo mais do que lucros, mas também profissionalismo, aumento de prestígio, pois a cada vez que satisfaz um cliente, ele recomenda outros futuros clientes e principalmente, volta uma outra vez.

Aí você pode pensar: Deve ser muito difícil conseguir entrar em um Marketplace, ou muito caro. Está completamente enganado se pensou nisso. Além de oferecer a possibilidade de integrar sua loja à plataforma, você mesmo que não possua uma, pode se cadastrar gratuitamente e começar dali mesmo seu negócio, onde possui um suporte, com fóruns, com atendimentos de equipes especializadas que te ajudam e motivam a seguir em frente e começar um projeto de sucesso no mercado.

Sendo assim, um Marketplace faz bem mais do que apenas visar aumentar seus lucros. Seu conceito novo, abrangente ao mercado, que visa uma ideologia ganho-ganho entre comprador e vendedor, faz com que hoje, para se atingir o nível de sucesso, para expandir seu negócio e o torne cada vez mais atrativo e possa ganhar cada vez mais espaço, para que seja mais reconhecido e prestigiado, que é o sonho de todo mundo que possui ou sonha em possuir um negócio de sucesso. O melhor caminho não apenas para o lucro, mas para a excelência, é esse novo mundo dos Marketplaces.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.