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Blog da Arco Informática

26 de Maio de 2015 - 08h26

Pesquisa mostra que gestores deixam de contratar após verificar redes sociais

Cerca de 43% dos empregadores desistiram de uma aprovação por encontrar informações desfavoráveis sobre o comportamento dos profissionais

Postagens inapropriadas estão no topo dos motivos de insatisfação
Postagens inapropriadas estão no topo dos motivos de insatisfação
Assim como na vida social, em que as pessoas procuram os perfis nas redes sociais daqueles que acabaram de conhecer, no mundo corporativo a prática é a mesma. As redes sociais são uma espécie de vitrine e uma pesquisa do CarrerBuilder mostra que isso pode custar a vaga. Cerca de 43% dos empregadores que verificam o comportamento nas redes sociais dizem que encontram informações desfavoráveis, que impedem a contratação.

Os motivos variam, mas todos provam que é preciso pensar duas vezes na hora de postar. Confira:

- Candidatos postaram fotos e informações provocativas ou inapropriadas (50%)
- Haviam postagens sobre candidatos bebendo ou usando drogas (48%)
- Candidato postou palavrões sobre o empregador (33%)
- Provas de que o candidato tem pouco vocabulário ou dificuldades de se expressar (30%)
- Candidato fez comentários discriminatórios sobre raça, gênero, religião, etc. (28%)
- Candidato mentiu sobre suas qualificações (24%)

No entanto, nem tudo está perdido! Alguns gestores acreditam que se aproximaram de candidates por causa das redes sociais e acabaram achando eles mais atrativos. Um em cada cinco empregadores disseram ter encontrado alguma informação que fez com que eles contratassem um candidato. As principais foram:

- Candidato tem uma imagem profissional (57%)
- Candidato causa boa impressão sobre sua personalidade (50%)
- Candidato tem bons contatos, e demonstra ter interesses variados (50%)
- Candidato tem boas informações sobre suas qualificações profissionais (49%)
- Candidato é criativo (46%)
- Candidato com boas habilidades de comunicação (43%)
- Outras pessoas postaram boas referências sobre o candidato (38%)

“Os empregadores estão usando todas as ferramentas disponíveis para afirmar suas decisões de contratação. Por isso, o uso das redes sociais continua crescendo”, explica Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder.
Para garantir que seu perfil manda a mensagem correta para qualquer pessoa – incluindo possíveis contratantes, Rosemary sugere:

Faça uma pesquisa sobre você mesmo: a forma mais fácil de encontrar informações sobre alguém, hoje em dia, é fazer uma pesquisa simples no Google e outros sites de busca. Experimente isso com seu próprio nome. Você vai encontrar o que qualquer um pode encontrar, e poderá remover aquilo que não quer que ninguém veja.

Veja suas configurações de privacidade: as ferramentas de redes sociais estão em constante atualização e mudam as configurações de privacidade com freqüência. Verificar de vez em quando o que está público ou privado é uma boa prática em sua conta pessoal.

Mostre seu talento: essa é a oportunidade de produzir boas evidências sobre você mesmo. Poste fotos sobre suas atividades, prêmios ou conquistas que você gostaria que um empregador soubesse.

Cuide com as marcações: não é porque você é cuidadoso com suas informações que os outros também serão. Fique atento ao que os seus amigos postam em seu perfil ou em que fotos e informações você está sendo marcado.

Fonte: Pense Empregos
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