Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

20 de Fevereiro de 2017 - 11h07

Por que a sua empresa deve estar na internet?

Se você ainda tem essa dúvida, a gente tem a resposta para ela.

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
Provavelmente essa não é a primeira vez que você fez esse questionamento para alguém ou para si mesmo, mas se você ainda precisa de motivos para estar na internet, e vou lhe dar apenas um. Mais de 102 milhões de brasileiros já estão conectados a internet, o que corresponde a pelo menos 58% da população, logo seus clientes estão na internet.

As pessoas encontram a sua empresa no Google?

O que realmente deve ser questionado não é o “por que sua empresa deve estar na internet?”, mas “como você deve utilizar a internet para conseguir clientes?”. É aí que entra o marketing digital.

Primeiro devemos entender o que é o marketing digital. Ele nada mais é que uma promoção de seus produtos, serviços ou marca através da mídia eletrônica com o objetivo de alcançar seus consumidores de uma maneira mais fácil e rápida. Ele pode ser dividido em três vertentes: Mídia Paga, Mídia Própria e Mídia Ganha.

Mídia Paga: É qualquer propaganda que um negócio pagou para utilizar ou que pagou para outros estimularem o público. Existem muitos exemplos desse tipo, os mais comuns que podemos citar são o Google Adwords, FacebookAds, mas também podemos citar o Marketing Mobile e Marketing de Influência.

Mídia Própria: É qualquer canal digital que um negócio use para distribuir conteúdo próprio. Alguns exemplos de mídia própria são email marketing, websites, blogs, ebooks, podcasts etc.

Mídia Ganha: É qualquer conteúdo gerado por terceiros sobre a sua empresa, seja uma matéria no jornal, um testemunho de algum cliente ou marketing viral. É a melhor mídia que se pode ter, pois é a única mídia que você não tem nenhum gasto para ter.

Combinadas, essas três mídias irão facilitar a geração de novos leads, marketing de boca-a-boca, originando novos clientes para a sua empresa e aumentando assim os seus lucros.

Agora você já sabe o que é marketing digital, mas por onde começar?

Assim como o marketing tradicional, no marketing digital também é necessário planejamento para dar certo. Criar e seguir um plano de ação, além de traçar um caminho para alcançar seu objetivo, lhe auxiliará na criação de canais de comunicação entre a sua empresa e sua audiência. Abaixo listo 5 etapas fundamentais para você planejar o marketing digital da sua empresa.

1 -  Visão e Missão: Um plano de marketing digital deve começar identificando a visão e a missão de sua empresa. Eles irão servir de guia para suas atividades online.

2 - Objetivos e Metas: Crie de maneira sucinta metas para o marketing digital que vão de encontro com os objetivos da empresa.

3 -  Estratégia e Implementação do Plano: Escolha o seu canal de comunicação e estude quais ferramentas se encaixam melhor para o seu projeto e quando, onde e com que frequência usa-las.

4 -  Investimento: Defina quanto você está disposto a investir em cada atividade (Financeiramente e em questão de tempo).

5 -  Mensuração: Avalie cada canal de comunicação usado de maneira que você consiga analisar o quão eficaz foi a estratégia utilizada em cada um deles.

Agora que você já entendeu o que é o marketing digital e como ele funciona, é hora de aplicá-lo em sua empresa e conquistar seu mercado.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.