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Blog da Arco Informática

13 de Dezembro de 2022 - 16h00

Pós-Black Friday: o que fazer após as vendas?

A Black Friday é uma data que já se consagrou como uma das principais para o comércio brasileiro, mesmo sendo oriunda dos EUA. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o faturamento da BF 2022 deve ter um aumento de 3,5% em relação a 2021.

mulheres com sacolas
mulheres com sacolas

A Black Friday é uma data que já se consagrou como uma das principais para o comércio brasileiro, mesmo sendo oriunda dos EUA. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o faturamento da BF 2022 deve ter um aumento de 3,5% em relação a 2021.
Mas após a BF, bate aquela dúvida… o que fazer após as vendas? Como fazer o cliente retornar à sua loja?
Sobre isso que falaremos hoje, trazendo dicas importantes sobre pós-venda, como fidelizar seu cliente e engatar novas vendas mesmo fora de datas comerciais relevantes.

Como manter as vendas mesmo após a Black Friday?


Manter o ritmo de vendas em alta mesmo após a BF pode ser uma dificuldade para os e-commerces. Afinal, as pessoas já gastaram dinheiro nessa data.
Mas com um planejamento bem pensado e estratégias aplicadas com assertividade, é totalmente possível que sua loja consiga reter e fidelizar seus clientes, além de aumentar gradualmente a rentabilidade do negócio.
Para atingir esses objetivos, os novos clientes precisam do estímulo correto a fim de fazerem novas compras na sua loja e com pequeno intervalo de recorrência.

A Black Friday ocorre apenas uma vez no ano, e é importante utilizá-la como uma mola propulsora para os meses posteriores a ela e tornar seu negócio mais conhecido. Portanto, com a clientela recorrente e novos consumidores em mãos, é momento de o seu negócio pensar em:

– ações
– campanhas
– estratégias

que visam potencializar a retenção de clientes e torná-los fiéis ao seu empreendimento para que as vendas não fiquem estagnadas após a Black Friday. Pensando nisso, selecionamos estratégias e ações pensadas para fazer o seu e-commerce continuar crescendo. Confira!

Crie um relacionamento do seu negócio com o cliente

Sua venda não termina quando o cliente realiza a compra! Então nada de se “esquecer” dele, ok? Pode não parecer, mas prestar um ótimo atendimento no pós-venda pode ser a diferença que fará seu cliente voltar à sua loja em detrimento de outro e-commerce.

Após seu consumidor ter completado a compra, há um longo caminho até que as compras cheguem às mãos dele. Portanto, é vital estar presente na vida do cliente. Então, após a compra, envie um e-mail marketing personalizado, agradecendo pela compra.

Se for possível, envie um agrado junto aos produtos do cliente – pode ser um cartão de agradecimento, um bilhete feito à mão com uma guloseima com as compras – a criatividade é livre!

São ações simples, mas que fazem grande diferença na experiência de compra do cliente, levando-o a se sentir especial, demonstrando que a sua empresa se importa com ele e levando a sua loja a se destacar perante a concorrência.
Após a Black Friday, você com certeza angariou novos e-mails para a sua lista, e agora é a oportunidade de usá-los para desenvolver um relacionamento com esse público, criando um canal de comunicação para enviar novas promoções, produtos ou novidades futuramente.

A retenção de clientes deve ser uma prioridade, e isso se faz ao manter contato com aquele cliente no pós-venda.

Faça um pós-venda de excelência


Seu cliente precisa ver na sua loja uma possibilidade de fazer bons negócios.
Portanto, no pós-venda, coloque-se à disposição, ofereça vantagens, cupons de desconto para novas compras, cashback ou um e-book com conteúdo sobre o produto da compra, entre outras opções.

Negócios que efetuam vendas por marketplaces precisam ter uma voz bem definida da sua marca e fazer com que ela fique na memória do cliente – e aqui a personalização pode ser uma enorme aliada.

A mensagem pode ser enviada diretamente na caixa do produto adquirido – como sugerimos acima – ou posteriormente via e-mail ou SMS/WhatsApp. Também não se esqueça de perguntar para o cliente o que ele achou do produto e pedir uma avaliação sobre sua experiência.

Com as informações obtidas, seu e-commerce poderá operar melhorias nos processos internos e demonstrar ao consumidor que você se importa com a opinião dele.

A parte de logística e entrega também é de grande importância – tenha atenção e bom planejamento para que os produtos cheguem no prazo (se puder, até mesmo antes de ele findar), e assegure-se de que eles estejam sempre bem embalados e nas melhores condições possíveis.

Realizar as entregas do produto dentro do prazo estipulado e garantir que os produtos e serviços da sua loja tenham qualidade já são pontos a favor quando o assunto é dar início a uma relação de confiança entre cliente e e-commerce.
Caso o produto chegue danificado, sua loja deve oferecer soluções ágeis que satisfaçam o cliente. Ou seja, nada de enrolação.

Questões ambientais também vêm ganhando adesão entre os consumidores, e a preocupação com o meio ambiente vem crescendo, abrindo espaço para receber de volta produtos e embalagens que não serão mais utilizados e oferecer descontos ou vouchers em troca. Optar por embalagens sustentáveis também é uma ideia bacana.

Estenda o período de descontos e promoções


Após a Black Friday, uma dica assertiva é estender o período de promoções para itens em estoque. Assim, você contemplará aquele cliente que, por este ou aquele motivo, tenha perdido as ofertas especiais da BF ou tenha deixado algum produto para trás.

Entretanto, para que essa estratégia tenha validade, avise o cliente da sua importância a fim de que ele se sinta valorizado.

Outra forma de manter as vendas na pós-Black Friday é criar uma lista com pessoas que demonstraram interesse em seus produtos e não os compraram, ou que se inscreveram na landing page para recebimento das suas ofertas.
Mostre que você sabe que a pessoa está interessada e ofereça um atendimento personalizado – entre em contato informando que prorrogou as condições -, fazendo com que ela se sinta especial.

Esse pode ser o estímulo que faltava para a efetivação da compra.
Se você é do ramo de produtos artesanais, essa técnica é ainda mais efetiva, pois, ao comprar um produto artesanal, a pessoa cria uma conexão a mais com sua marca e, caso surjam dúvidas, dialogar com o artesão é de fundamental importância.

Recomende outros produtos para o cliente


O período pós-Black Friday é excelente para apostar na venda cruzada.
Essa técnica consiste em recomendar produtos de caráter complementar ao que foi comprado pelo cliente de forma a mostrar que a nova compra vai agregar valor à sua experiência.

Por exemplo: se o cliente comprou um tênis de corrida na BF, você pode oferecer outros produtos complementares para a prática desse esporte.
O up-selling (quando o vendedor oferece ao cliente a possibilidade de melhorar o que está levando para casa, dando uma boa condição) também pode ser aplicado pós-Black Friday, especialmente para e-commerces que trabalham com serviços.

Uma dica efetiva é oferecer um upgrade de condições especiais para a pessoa que fez a compra na Black Friday.

Outro ponto de atenção é a época do ano. Como logo após a BF já está chegando o Natal e as férias de verão, ofereça descontos e ofertas especiais para quem comprou em sua loja na Black Friday.

Mantenha contato com seus clientes após a BF


Pesquisas na área do e-commerce mostram que 60% das pessoas que têm uma experiência de compra positiva na Black Friday costumam retornar à loja para as compras de Natal.

Dessa forma, para manter sua marca na mente do cliente e garantir o retorno à sua loja, é importante manter contato e, para isso, as redes sociais e o e-mail marketing são muito, muito relevantes.

Por exemplo, no Instagram, seu e-commerce pode interagir com os usuários por meio de enquetes ou divulgar benefícios para uma lista exclusiva de clientes utilizando a função de amigos próximos nos stories.

Você pode usar tudo:

– vale cupom de desconto
– página exclusiva com produtos em promoção
– descontos
– benefícios para recorrência
– brindes
– cashback
– e mais!

Mas vale ressaltar que o e-mail marketing ainda é o canal dominante para fidelização de clientes e para converter intenções em vendas.

Mas por que o e-mail? Pois é com ele que você deve pedir o feedback da venda realizada na Black Friday, e é também por ali que sua loja irá divulgar novas promoções, benefícios e produtos complementares ao pedido que foi anteriormente comprado.

Para o e-mail marketing, o ideal é ter uma periodicidade de envios de:

– conteúdos
– informações
– ofertas

e outras coisas que sejam relevantes para seu público-alvo. Busque agregar valor para o cliente não somente na forma de produtos e serviços.

Promova eventos ou liquidações


No período que engloba a Black Friday até o Natal, a tendência é de que as vendas permaneçam em alta, mas nos primeiros meses do ano elas costumam cair.

E aqui a estratégia é investir em eventos pontuais com descontos atrativos nesse período para evitar que as vendas caiam de forma significativa e que sua loja continue vendendo.

Criar um saldão de vendas em janeiro e fevereiro é sempre uma estratégia assertiva para faturar, mesmo nos meses em que costumeiramente as vendas tendem a baixar.

É comum achar que as pessoas gastaram tudo na Black Friday, mas isso não é verdadeiro, pois muita gente deixa de comprar algo que estava desejando por não encontrar o produto que queria ou ele não entrar numa promoção atrativa.

Uma boa estratégia para esses casos é criar outro evento seguinte à Black Friday.

Aproveite para colocar em liquidação mercadorias que não foram vendidas na BF ou que você sabe que seu público-alvo gostaria de comprar pagando menos. Essa pode ser uma boa oportunidade de conquistar aquele cliente que sua loja não fisgou na Black Friday. Um evento desse tipo que surgiu nos Estados Unidos e que vem ganhando adesão aqui no Brasil é a Cyber Monday. Ela acontece na segunda-feira após a Black Friday com foco nos descontos em produtos eletrônicos – com oportunidades altamente atrativas para compra de celulares, TVs e computadores com preços bons ou até melhores do que na Black Friday.

Caso seu estoque fique acima do esperado para o período pós BF ou mesmo sua intenção seja a reorganização do catálogo, opte por realizar uma queima de estoque, que é uma ferramenta excelente para aumento das vendas.
Nesse modelo, seu e-commerce pode disponibilizar peças únicas, produtos saindo de linha ou excedentes – todos com preços muito abaixo do mercado.
Quando uma queima de estoque é bem pensada, ela se torna uma grande aliada para seu e-commerce após a BF.

Não se esqueça de usar gatilhos mentais


O uso de gatilhos mentais que causem sentimento de urgência no consumidor ajuda seu negócio a garantir novas vendas.

Seu e-commerce pode utilizar um cronômetro com uma contagem regressiva para aproveitar descontos de pós-Black Friday ou até mesmo deixar por alguns dias os produtos escolhidos com descontos expressivos, mas sempre mantendo o prazo dessas promoções curto.

Segmente sua base de clientes


A análise dos dados obtidos durante a BF e do comportamento de compra dos consumidores gera informações relevantes sobre o perfil de futuros compradores.

Esses são fatores que podem auxiliar expressivamente o desenvolvimento de estratégias de retenção e fidelização da sua clientela.

Com posse de tais informações, o marketing do seu e-commerce terá que fazer uma segmentação com base na análise de dados:

– demográficos
– etários
– de gênero
– e de vários outros aspectos

Pois tudo isso favorece uma taxa de abertura de e-mail marketing maior e com maior eficiência para atingir a atenção da sua persona.
O processo de segmentação auxilia não somente o seu e-commerces ou loja virtual, mas também a sua carteira de clientes, que recebe melhores sugestões de produtos e serviços e até conteúdos mais alinhados com seus interesses.
Generalizando, consumidor nenhum gosta (e nem quer) de passar horas e horas navegando e só ver produtos que não lhe interessam. Aqui, a segmentação torna a experiência do consumidor mais prazerosa.
A segmentação – quando bem feita – ainda oferece ao consumidor um processo de compras mais simples e aumenta as chances de vendas com o decorrer do tempo.

As vendas não podem parar após a Black Friday!

Ainda estamos em uma época bem aquecida para seu e-commerce – até o Natal, as vendas ainda se mantêm em ascensão. E depois elas podem continuar subindo ou se mantendo estáveis com as dicas que mostramos aqui.
Então, mãos à obra!

Fonte: e-Commerce Brasil
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