Webmail

Blog da Arco Informática

04 de Maio de 2018 - 14h31

Restaurante em Boston usa robôs para preparar refeições saudáveis

A vontade de usar autômatos para ajudar na cozinha é recorrente em toda década.

Reprodução.
Reprodução.
vontade de usar autômatos para ajudar na cozinha é recorrente em toda década. A cada passo que nos aproximamos de robôs que possam realizar funções “braçais”, como lavar pratos e cortar alimentos, mais soluções interessantes encontramos. E uma delas está no restaurante Spyce, em Boston: todas as sete opções de refeições podem ser customizadas e são preparadas por máquinas.

A ideia veio de quatro estudantes do Instituto de Tecnolog
ia de Massachusetts (ou Massachusetts Institute of Technology — MIT), que trabalham junto com um chef premiado com estrela Michelin para encontrar uma maneira de reduzir custos e tarefas. O objetivo é oferecer uma comida mais barata e saudável — com direito a alternativas veganas e sem glúten. O tempo médio é de três minutos na fila e o custo é de US$ 8 (R$ 28).

Ao chegar no monitor/menu, todo o cardápio especialmente desenvolvido pelo sistema é escolhido via tablet. Você pode selecionar entre quatro seções, todas entregues em bowls, e adicionar alguns extras — a exemplo de iogurte ou guacamole, que são suavemente posicionados por humanos, que assim não bagunçam tudo na entrega.

restaurante robôs

Obviamente, não é possível oferecer uma gama assim tão grande de pratos — não há nada com carne grelhada, por exemplo — e os robôs basicamente só salteiam os ingredientes. Porém, sua maior utilidade é agilizar o processo e garantir limpeza. Ou seja, mesmo que eles estejam na linha de frente do preparo, ainda atuam como apenas ferramenta para a cozinha.
restaurante robôs

“Desenvolvemos nosso sistema para ser complementar ao trabalhador. Os robôs tomam conta do trabalho pesado e quente, como lavar e cozinhar, e permitem aos empregados se concentrar no que é realmente mais importante para as pessoas: atendimento ao consumidor, fazer com que se sintam bem-vindas. Restaurantes são apenas a metade de servir boa comida. A outra metade é hospitalidade”, dizem os fundadores do Spyce.

Fonte: Tecmundo.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.