Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

04 de Setembro de 2017 - 10h50

Tempo: como aproveitar melhor e ser mais produtivo com uso de tecnologia

Softwares de gestão de tempo são essenciais para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho

Reprodução
Reprodução
Muitos de nós frequentemente acreditamos que não desperdiçamos tempo durante nosso expediente. Geralmente nos deparamos com pessoas que dizem "eu estava muito ocupado". Mas é fato que nós raramente contabilizamos as horas que nós realmente passamos executando uma ou mais tarefas.

O motivo por eu estar dizendo isso é que, se nós soubéssemos o tempo que estamos gastando com nossas tarefas é muito menor do que achamos, saberíamos que há um grande escopo para aumentar nossa produtividade. E, assim, completar muito mais tarefas num único dia, de maneira satisfatória.

É como diz o velho ditado: o primeiro passo para a mudança é perceber que ela é necessária. Se você realmente souber o quanto tempo gasta com cada uma de suas tarefas diárias, você pode se esforçar para aumentar sua eficiência e sua produtividade.

E como fazer isso? Bom, isso é simples: utilizando-se de algum tipo de software de gerenciamento de tempo. Usando um software de gerenciamento de tempo. Saber quanto tempo você gasta com cada uma de suas atividades não é complexo.

Tudo o que você precisa é uma aplicação eficiente que registre em que tarefa você está trabalhando e quanto tempo está em cada uma delas. Um software assim vai manter os colaboradores que são de alta performance encorajados a continuar assim.

E os que estão abaixo na lista de produtividade encorajados a subir de posição. Além, claro, de encorajar a equipe como um todo a concluir seu trabalho dentro do prazo estipulado.

Registre o que for essencial

Você pode registrar tudo o que você faz nesse tipo de software, mas você precisa ter em mente o que é importante manter registro e o que não é.

Caso contrário, o processo se torna extremamente burocrático - e ironicamente vai lhe fazer perder tempo.

Busque transparência

Se você é um profissional freelancer e seu trabalho é mensurado por hora. Então, seus clientes certamente vão querer saber o quão eficientemente você gasta de tempo em cada trabalho.

Isso é uma das coisas mais difíceis de prestar contas para os clientes, e que é simplesmente resolvido com um software de gerenciamento de tempo. Inclusive aumentando, assim, a relação de confiança entre você e seu cliente.

Isso vai simplificar o processo de cobrar seus clientes, não importa que tipo de serviço você oferece. Seja web design, seja serviços de contabilidade, o número de horas trabalhadas que geralmente gasta em seu cliente deve permitir que você gere renda para sua empresa.

Caso contrário, você está fazendo isso errado. Ninguém quer trabalhar para sair no prejuízo. Além da transparência, citada anteriormente, esse processo irá lhe permitir saber se o que você está cobrando dos clientes é suficiente para cobrir o seu tempo trabalhado.

Isso baseado em fatos, não mais em mero achismo. Se você perceber que está cobrando menos do que deveria e que está saindo no prejuízo, você terá provas para mostrar isso ao seu cliente e reajustar o valor de seus honorários.

Se você está cobrando demais do cliente, é melhor dar a ele um desconto, antes que você o perca para um concorrente.

Existe uma porção de softwares de gerenciamento de tempo gratuitos na internet, como o ActiTime, AccountSight, Hubstaff, etc…

Opções não faltam, basta você escolher uma delas, testar e ser mais produtivo.
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.