Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

24 de Novembro de 2020 - 10h38

32% dos pequenos negócios se sentem despreparados para o Pix

32% dos pequenos negócios se sentem despreparados para o Pix

32% dos pequenos negócios se sentem despreparados para o Pix
32% dos pequenos negócios se sentem despreparados para o Pix
O Pix começou a funcionar na segunda-feira (16), com a proposta de enviar e receber dinheiro a qualquer hora do dia e em todos os dias do ano. O serviço de pagamento instantâneo é obrigatoriamente gratuito entre pessoas e já nasce com a promessa de substituir os tradicionais TED e DOC como ferramenta de transferência bancária.

Para as empresas, ainda existe a possibilidade de redução com o custo com boletos e maquininhas. Mas mesmo com as vantagens, nem todos os empreendedores brasileiros estão preparados para a novidade. Pesquisa da Stone revela que 32% dos pequenos lojistas não estudaram o Pix e se sentem despreparados. Outros 77% disseram que não sabem se estão prontos para receber ou realizar pagamentos utilizando o serviço.

O estudo foi feito entre os dias 4 e 6 de novembro, com a participação de 1.065 mil lojistas, de todas as regiões brasileiras, sendo 34% do varejo, 23% do setor de alimentação, 10% do comércio de roupas e acessórios, 7% em serviços de saúde e 16% de outros.

De acordo com a pesquisa, os empreendedores têm dúvidas sobre como usar o serviço, quais são seus custos e taxas, além de temer pela segurança e confiabilidade do novo meio de pagamento.

Como utilizar o Pix
Um usuário precisa de um smartphone ou computador para realizar operações com o Pix. Em agências, caixas eletrônicos ou lotéricas, a depender da instituição financeira, também será possível realizar o Pix presencialmente.

Para transferir dinheiro pelo método, basta ler o QR Code, informar a chave do recebedor ou digitar os dados da conta manualmente. Na outra ponta, para receber um Pix, será preciso gerar um código no aplicativo do seu banco ou informar ao pagador sua chave do Pix.

As empresas terão uma função a mais, o Pix Cobrança. No serviço, a empresa emite um QR Code para pagamento imediato ou para cobranças com vencimento em data futura. Nessa modalidade, semelhante ao boleto, será possível definir valor, juros, multa e descontos.

Apesar de ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais, o Pix é cobrado para empresas pelas instituições financeiras.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pequenos-negocios-despreparados-pix/
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.