Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

14 de Abril de 2020 - 11h54

Apesar da pandemia, e-commerce brasileiro mantém trajetória de crescimento

Apesar da crise mundial provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o e-commerce brasileiro conseguiu crescer no 1º trimestre em todo o país, seguindo a trajetória de alta observada nos últimos anos.

crescimento, e-commerce, vendas
crescimento, e-commerce, vendas
Apesar da crise mundial provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o e-commerce brasileiro conseguiu crescer no 1º trimestre em todo o país, seguindo a trajetória de alta observada nos últimos anos. É o que mostra Relatório Neotrust 3ª Edição, elaborado pela Compre&Confie, em parceria com o E-Commerce Brasil.

O número de pedidos se destaca nesse cenário, com salto de 32,6% – mais do que o dobro do atingido no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, a variação positiva é explicada pelo sucesso dos “saldões” de início de ano, promoções da Semana do Consumidor realizadas em março e aumento de categorias de bens não-duráveis e perecíveis.

Como consequência do aumento tão expressivo, o faturamento do 1º trimestre registrou incremento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar de significativo, o resultado está acima das projeções do ano, principalmente pela maior concentração as compras online em itens básicos de saúde, higiene e alimentação, deixando de consumir produtos mais caros, das categorias de Telefonia e Eletrônicos.

Prova disso pode ser observada com a redução do tíquete médio no período (-4,5%), além do aumento de consumidores únicos no e-commerce (+22,8%), totalizando quase 16 milhões de pessoas, o maior valor registrado em toda a série histórica para o 1º trimestre do ano.

Completa o cenário o aumento das compras na categoria pouco representativa anteriormente como Pet Shop, Brinquedos/Bebês e Suplementos/Esporte e Lazer.

Redução no frete
Mesmo com o aumento significativo do número de consumidores e de compras realizadas online durante o trimestre, o valor médio do frete apresentou redução, comparado ao registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Compre&Confie, esta estratégia está sendo executada pelos varejistas com objetivo de oferecer uma boa experiência de compra para novos consumidores. O resultado ainda reflete as promoções realizadas no início do ano e dificilmente será mantido ao longo dos próximos trimestres – dadas as dificuldades logísticas e de abastecimento registradas recentemente por boa parte dos varejistas.

Ao mesmo tempo em que tantas mudanças foram observadas neste 1º trimestre, alguns indicadores mostraram resultados semelhantes aos registrados em 2019 e 2018, como:

Os consumidores com 36 e 50 anos ainda são os principais responsáveis por movimentar o varejo digital. A idade média dos compradores em todo o país é de 37 anos;
A região Sudeste concentra a maior parte das vendas online no país, sendo responsável por mais de 65% dos pedidos realizados;
Mesmo antes da crise atual, brasileiros já buscavam reduzir seu endividamento com as compras online. Ao todo, 67% das compras feitas no trimestre foram pagas à vista ou parceladas em, no máximo, três vezes.

Resultados das vendas
De acordo com o relatório, o e-commerce mantém a trajetória de alta observada desde 2018, alcançando quase 50 milhões de compras online no 1º trimestre de 2020, que superam os R$ 20 bilhões.

A presença cada vez maior do varejo digital na vida dos brasileiros colabora para que itens da “segunda onda” ganhem espaço no e-commerce, especialmente em momentos de crise.

O resultado é a corrida para as prateleiras virtuais, em busca de itens de menor valor agregado – fator que colabora para a queda significativa no tíquete médio.


Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-mantem-trajetoria-alta-compre-confie/
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.