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Blog da Arco Informática

26 de Setembro de 2018 - 09h52

Como trazer a experiência de compra da loja física para o e-commerce?

Estratégias de aumento de vendas não param de ser pensadas, repensadas e criadas a todo momento.

reprodução.
reprodução.
Estratégias de aumento de vendas não param de ser pensadas, repensadas e criadas a todo momento. Por isso é importante pensar em como é possível aproveitar métodos que já são utilizados no mundo off-line, também na internet.

Todas as estratégias precisam ser analisadas em detalhes, para identificar o que é possível realizar nos dois espaços. Para começar vamos fazer de conta que você está passeando em um shopping e uma vitrine muito bonita, organizada e de produtos de qualidade chama a sua atenção.

Então logo, a sua decisão é entrar na loja e dar uma olhadinha nos outros produtos vendidos, certo? Ao ser recepcionado por um vendedor, provavelmente uma das primeiras perguntas que será feita é : ‘’Olá, em que posso ajudar?” ou então “Está procurando algo?”

Se você responder que está procurando camisetas infantis e deseja que elas tenham estampas de desenhos animados, certamente ele vai trazer todas as opções disponíveis na loja para te mostrar, até que você escolha quais mais te agradam.

Você escolhe comprar uma, vai até o caixa, paga pelo produto, o vendedor te acompanha até a porta e entrega uma sacola com a sua compra, depois disso você vai embora da loja.

Percebe como esse atendimento personalizado faz parte da experiência de compra do cliente na loja física? Todo o processo desde o momento que o consumidor entrou na loja até sair, foi acompanhado por um vendedor.

Atualmente o comportamento dos consumidores está mudando e grande parte das compras já são feitas em lojas on-line também. Segundo informações do E-commerce Radar do 1º Semestre de 2018, ‘’o e-commerce brasileiro continua avançando, independente do cenário econômico continuar em turbulência.’’

Com o avanço tecnológico, muitos processos tem se tornado mecânicos e automáticos dentro dos e-commerces, consequentemente não estão oferecendo a devida atenção e retorno que os clientes precisam.

Mesmo que o cenário do comércio eletrônico esteja crescendo, os clientes não deixaram de ser humanos, eles buscam experiências diferentes. Por isso é importante estreitar relações entre a empresa e o consumidor, a tecnologia ainda está longe de substituir a relação humana que as pessoas buscam na hora de realizar uma compra.

Por exemplo, esse atendimento individual que foi simulado, causa uma relação de proximidade com o cliente. Provavelmente você já ouviu alguém sair de uma loja reclamando porque o vendedor não foi atencioso, esse tipo de experiência passa uma imagem ruim da empresa para o cliente.

E como transformar a experiência de compra do meu e-commerce?

Lembre sempre da importância de estreitar relações com o seu cliente, para que eles se tornem fiéis à sua marca. Mesmo que de forma virtual, manter contato é uma maneira fácil de que ele lembre da sua loja e volte para fazer compras.

Demonstre que ele não é apenas mais um entre outros, faça ele se sentir exclusivo, pergunte se está tudo certo com o serviço que ele está recebendo e se precisa de melhorias.

Verifique que seu e-commerce passa confiança para o consumidor, não esconda nada, informe um endereço, telefone, cnpj, razão social e tenha uma certificação indicando que o site é realmente seguro para inserir os dados dele.

Invista na segurança da sua loja, mantenha proteção para que os usuários não tentem aplicar golpes ou hackear a sua página. Utilize ferramentas de antifraude que garantam a maior segurança, tanto para o cliente quanto para você lojista.

Não deixe seu cliente sem resposta, os retornos ajudam a reconhecer os erros e acertos no seu negócio. Receba os comentários negativos e positivos como alternativas de melhorias, focando sempre em tornar melhor a experiência de compra para o seu cliente.

Ofereça uma compra personalizada, parecida com o que os vendedores fazem em loja física. O sistema de recomendação é controlado por uma inteligência artificial, capaz de identificar o comportamento de cada consumidor, analisar o perfil, gostos e recomendar produtos que vão de encontro com o desejo do cliente.

Muitas dessas soluções já fazem sucesso em grandes e-commerces nacionais e internacionais e são responsáveis por melhorar a experiência de compra do cliente dentro do e-commerce.

Por exemplo, a solução de sistema de recomendação, que trabalha como um vendedor virtual dentro da loja, é responsável por identificar e oferecer nas vitrines inteligentes os produtos que cliente está buscando e melhorar a taxa de conversão do e-commerce, devido as compras serem mais assertivas ao gosto do cliente.
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