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Blog da Arco Informática

08 de Fevereiro de 2019 - 11h45

O que é um Marketplace?

O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual

reprodução.
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Assim como o e-commerce, o marketplace também é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet. Porém, existe uma diferença essencial entre os dois. O e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos. Enquanto isso, o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa, em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender.


O conceito é o mesmo que justifica o sucesso de uma loja física em um shopping center. As pessoas podem entrar para comprar o produto de outra loja, mas veem os produtos na sua vitrine e acabam comprando também.

'O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual'

Além da visibilidade, as empresas também ganham em reputação junto ao consumidor. Quando uma loja menor, menos conhecida, coloca seu produto no marketplace de um gigante do mercado, consegue quebrar algumas objeções de compra ligadas tipicamente à falta de confiança.

Como o marketplace funciona?

Uma das grandes vantagens de vender em um Marketplace é que o processo é bastante simples. De forma geral, basta fazer um cadastro da empresa e dos produtos. Então seus produtos passam a ser divulgados. Eles aparecem em pesquisas e são sugeridos aos usuários, de acordo com seu histórico de buscas e compras.

No entanto, é importante estar atento ao fato de que o Marketplace cobra uma comissão por cada venda. Normalmente, o valor varia de 9,0% a 30% por cada venda realizada. Sendo que a porcentagem varia de acordo com a visibilidade dos produtos desejada dentro do Marketplace escolhido.

Qual é a importância de um marketplace?

Como falamos, o marketplace tem impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes. Mas esses não são os únicos fatores que levam ao aumento nas vendas. Mas se a sua empresa já tem um e-commerce, por que se preocupar em vender também pelo Marketplace?

Primeiro porque uma plataforma do tipo dará uma visibilidade à sua loja que dificilmente seria conquistada apenas com o e-commerce. A não ser que a sua marca já tenha uma força grande no mercado ou que haja à disposição uma grande verba de Marketing, é bastante árduo conseguir uma exposição muito alta.

Consequentemente, a escalabilidade do negócio é facilitada. Afinal, você não fica limitado à estrutura do e-commerce ou aos investimentos de divulgação para captar novos clientes. Em outras palavras, o marketplace aumenta o faturamento enquanto reduz os custos, potencializando a lucratividade.

Outra vantagem do marketplace é a escalabilidade deste modelo. Conforme você aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes. Basicamente, não existem limites.

Em relação aos preços e produtos, você precisa estar atento aos outros lojistas do mesmo marketplace. Eles são seus concorrentes diretos. Saiba o que eles estão oferecendo e tente manter-se competitivo. Alcançar um preço um pouco mais acessível, ou trazer uma variedade maior de opções em produtos, será essencial para conquistar os clientes.

O marketplace de nicho é uma tendência no mercado online e uma ótima oportunidade para aumentar significativamente as vendas. Afinal, estamos falando de um público bem mais segmentado, comparados com o modelo tradicional.

Quando o consumidor acessa um marketplace de nicho, ele já sabe exatamente o que quer. Por este motivo, as chances de finalizar a compra são bem maiores. Entretanto, esse público tende a ser bem mais criterioso. Eles avaliam tudo, fazem pesquisa e não se importam de pagar a mais pelo produto se for necessário.

Fonte: Terra.
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