Webmail
Precisa de ajuda?
Abra um chamado

Blog da Arco Informática

12 de Novembro de 2019 - 08h45

A tecnologia na contabilidade: por que investir no escritório digital?

o uso da tecnologia como auxílio para promover seu consultório contábil, gerando assim mais competitividade no mercado

tecnologia aplicada a consultórios contábeis
tecnologia aplicada a consultórios contábeis
A tecnologia vem evoluindo cada dia mais e na contabilidade não tem sido diferente. Com o avanço do mercado tecnológico, as pessoas cada vez mais têm buscado formas de solucionar suas necessidades na palma da mão. Por isso no post de hoje, vou falar sobre a tecnologia na contabilidade.

O maior exemplo que posso dar para falar desse assunto, é o whatsapp. É comum hoje, ver donos de empresas que preferem conversar pelo o aplicativo do que fazer uma ligação. Mas o que isso tem a ver com o mercado contábil? Posso dizer que praticamente tudo, afinal estamos falando de mudanças no comportamento das pessoas.

Com essa evolução, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes, eles não querem mais ter somente um contador, e sim, um contador que além dos seus serviços comuns, ofereçam também uma consultoria.

E como ser um contador consultor em meio a tanta correria? Como posso gerir meu tempo e entregar mais para os meus clientes?

Calma, tudo isso já tem uma solução e eu vou te explicar tudo.

Escritório de contabilidade digital
Já ouviu falar do escritório do contador digital? Não? Vou te explicar o que é e como esse escritório vem facilitando a vida de milhares de contadores.

O escritório contábil digital, nada mais é que um sistema online que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, para isso basta apenas ter acesso a internet e um computador em mãos. Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo para entender.

Antes de falar mais sobre essa inovação, vamos saber mais do mercado.

O mercado contábil e suas mudanças nos últimos anos
O mercado contábil tem sido cada vez mais concorrido, e com a evolução tecnológica, se destaca aquele que tem uma mudança de mindset e se adapta a nova era, no caso, a digital.

Antigamente, todo o trabalho do contador era feito basicamente em planilhas e complicava bastante a boa gestão da parte financeira, do tempo e até mesmo de produtividade.

Mas, a cada ano que passa cenário muda ainda mais. Hoje existem soluções prontas para auxiliarem de forma automática os profissionais da contabilidade.

É importante enfatizar que os softwares para escritórios contábeis, têm evoluído bastante juntamente com o comportamento do consumidor.

É muito comum hoje, consumidores buscarem soluções que sejam seguros e ao mesmo tempo práticas e flexíveis, pensando nisso, as soluções online tendem a avançar com uma velocidade incrível e aquele que está acompanhando as mudanças, está passos a frente da sua concorrência.

A tecnologia na contabilidade reduz custos
Chegamos a parte mais interessante, a economia, ou melhor falando a redução de custos. Com a tecnologia atual, conseguimos reduzir diversos custos no mercado contábil, alguns exemplos são:

  • infraestrutura: toda parte de custos com máquinas, manutenção de TI, dentre outras coisas, ficam por conta da empresa que criou o software.
  • segurança de dados: essa parte também é garantida pela empresa de tecnologia contratada, ou seja, economia de custos porque grande parte dos investimentos para manter os dados na nuvem de forma segura, não são dos escritório contábil.
  • despesas de locomoção/viagens: os custos com o combustível do carro, as passagens aéreas ou de ônibus e a alimentação, por exemplo, podem nem existir com uma ótima solução tecnológica, já que o contador pode basicamente resolver tudo sem sair do escritório ou até mesmo de casa.
⇒ Veja também: Gestão estratégica de Empresas

Se o contador parar alguns instantes e colocar no papel quanto é o seu custo diário por uma visita a um cliente, veremos o quanto vale a pena investir em uma solução contábil digital.

Como ser um bom profissional nessa nova era digital
A melhor forma de se preparar para essa nova era, é sem dúvida uma mudança de mindset, como, se antecipar e buscar métodos inovadores. Se você ainda não conhece nada sobre uma solução para se tornar um contador digital, comece a buscar já, quem se antecipa dificilmente chega atrasado.

Faça da tecnologia a sua amiga e se diferencie nesse mercado que fica cada vez mais concorrido. Profissionais gabaritados e com maior crescimento estão sempre se atualizando, e acredite, isso é fundamental em todos os sentidos.

Como a tecnologia chegou no mercado contábil?
A importância da tecnologia no mercado contábil, está bastante atrelada as necessidades dos profissionais da área.

Todos os processos atuais precisam ser feitos de forma mais ágil e assertiva, e sem dúvidas, os software estão avançando para acelerar os processos contábeis e fazer isso de forma automatizada e com total segurança. Portanto, a tecnologia chegou ao mercado contábil porque já não era mais possível cumprir tantas tarefas, apenas utilizando planilhas manuais.

Se você contador quer ser mais produtivo, assertivo e um profissional invejado, não deixe de planejar desde já, o seu escritório contábil digital.

Vantagens em ter um escritório contábil digital
Ter um escritório digital tem seus pontos fortes e podemos dizer que não se tratam se simples vantagens. Algumas delas são:

  • não precisar da infraestrutura própria ou do cliente, ter apenas internet pode ser o suficiente;
  • alta disponibilidade, pois pode resolver situações onde estiver;
  • integração simplificada;
  • atualizações seguras e transparentes;
  • segurança das informações;
  • armazenamento na nuvem, o que dificulta a perda de dados.
  • usabilidade, pois tudo fica mais prático de fazer;
  • completo, já que podem ser feitas as demandas contábil, fiscal e pessoal.
E aí, pronto para alavancar sua carreira contábil? Espero que tenha esclarecido com esse artigo sobre a tecnologia na contabilidade, a importância de tornar o seu escritório cada vez mais digital.

E saiba que a Arco Informática, é a tecnologia que aproxima, portanto, sempre que precisar, conte conosco para fazer o seu escritório decolar cada vez mais alto.

Até a próxima!

Fonte: fortes tecnologia
COMENTÁRIOS
* Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Arco Informática.