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Blog da Arco Informática

13 de Maio de 2020 - 09h15

Em alta: E-commerce fatura R$ 60 bi impulsionado por autosserviço

E atingiu 148 milhões de pedidos em 2020, segundo dados da 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país

Aumento das vendas no Mobile é um grande ponto de crescimento no E-Commerce
Aumento das vendas no Mobile é um grande ponto de crescimento no E-Commerce
Em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 16,3%, para R$ 61,9 bilhões, impulsionado pelo aumento de 21% no número de pedidos, alcançando 148 milhões de compras online, 25 a mais do que em 2018.

O aumento de pedidos também é reflexo do aumento de novos consumidores, que passaram a ter mais confiança no serviço de E-Commerce, que ano passado registrou 10,7 milhões de pessoas comprando, aumentando 9% em relação a 2018.

O 41º Webshoppers identificou que o crescimento dos pedidos com frete grátis auxiliou na melhora de desempenho dos canais. As compras online, sem pagamento de frete, representaram 48% do total em 2019, com um aumento de 28% nos pedidos desse tipo. Já o frete pago teve expansão de 15%.

Ao que parece, o investimento na rede mobile também ajudou nesse cenário: Em 2019, o faturamento total de mobile foi de R$ 25,9 bilhões, variação positiva de 55% sobre o ano anterior, o que representou 41,8% do faturamento total (ganho de importância de 10.5 pontos percentuais versus 2018).

Não é nenhuma novidade encontrarmos as grandes promoções como fatores de crescimento de vendas, como por exemplo a famosa Black Friday: A Black Friday 2019 consolidou a data como a mais importante para o e-commerce brasileiro, com faturamento de R$ 3,21 bilhões e uma alta de 24% sobre o mesmo período de 2018. Os dias de promoção superaram as compras online para o Natal, que faturou R$ 2,60 bilhões em vendas.

Na metade do mês de março deste ano, o Brasil entrou em estágio de restrições sociais para tentar frear o avanço da Covid-19 no país. Diante disso, os consumidores foram às compras e esses movimentos tiveram forte impacto no e-commerce brasileiro.

Entre os dias 17 de março e 27 de abril de 2020, etapa com restrições de circulação, o comércio online brasileiro chegou a R$ 8,4 bilhões em faturamento, variação de 48,3% sobre o período de 19 de março a 29 de abril de 2019 (R$ 5,7 bilhões). As quatro principais categorias que promoveram o crescimento das vendas online nessa fase foram Eletrônicos, Casa&Decoração, Informática e itens de consumo rápido (FMCG).

O crescimento do comércio online ocorreu em todas as regiões brasileiras no período, com maior contribuição do Nordeste, Sudeste e Sul, em função da sua importância para o e-commerce.

Nestas semanas, 31% dos consumidores que realizaram compras onlines em Autosserviço declaram realizar pela primeira vez. Em 2019, no mesmo período de análise, esse número foi de 16%.

<small><b>Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-autosservico-webshoppers/</b></small>
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